quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Sabath de Lughnasadh (2 de Fevereiro - Hemisfério Sul)

Lughnasadh é o sabath onde celebra-se a primeira colheita do ano. Neste Sabath são celebrados as Deusas e Deuses do Milho, sendo também é reverenciado o Deus Celta Pagão Lugh.
Neste Festival de Lughnasadh são feitas bonecas(os) com espiga de milho e/ou de palha em honraria aos Deuses(as) deste festival pagão e com pedidos para uma frutífera colheita até o próximo Sabath de Lughnasash.
Por ser o primeiro festival da primeira colheita da roda do ano, os primeiros grãos do trigo são separados para fazer o pão do ritual em honra a Lugh e os Deuses(as) do milho, e consagrado no banquete e dividido entre todos após a celebração deste festival. Após a consagração do pão a primeira parte dele deve ser jogada num caldeirão com fogo ou numa fogueira junto aos pedidos e agradecimentos com um pouco de vinho, como libação aos Deuses(as) do Milho e Lugh.
Todo ano também é queimado o boneco(a) de palha do festival de lughnasadh anterior celebrado, junto com os pedidos feitos neste período passado, para que nosso passado seja queimado e transformado em energia possitivo para nossa futuras colheitas. Casso esta seja a sua primeira celebração de Lughnasadh, o boneco(a) de milho que você fizer neste sabath deve permanecer intacto até o próximo festival de lughnasadh.
É um sabath de agradecimento pela colheita e pedido para sorte nas demais colheitas seguintes. O Deus já dominou o mundo das trevas, e agora passará por leves mudanças, seu poder declinando subtilmente com o passar dos dias. Por isso, o honramos, e agradecemos pela energia dispensada sobre as colheitas.
Enfim este é um pequeno resumo do que se trata o sabath de lughnasadh.
E para todos que desejam celebrar este sabath vou colocar uma pequena tabela de correspondência para que você possam montar seus próprio ritual e celebrar a passagem de lughnasadh.

Correspondência:
Deuses e Deusas: Todos Ligados a Agricultura e a Colheita, em Especial Celebra-se Lugh.
Cores: amarelo, laranja e branco.
Pedras/Cristais: aventurina, citrino, peridoto e sardônia.
Ervas: flores da acácia, aloé, talo de milho, ciclame, feno grego, olíbano, urze, malva-rosa, murta, folhas do carvalho, girassol e trigo.
Alimentos e bebidas: pães caseiros (trigo, aveia e, especialmente, milho), bolos de cevada, nozes, cerejas silvestres, maçãs, arroz, cordeiro assado, tortas de cereja, vinho de sabugueiro, cerveja e chá de olmo.
Símbolos: Sol, Fogueira, Campos, Flores, Cereais, Grãos e tudo ligado a colheita e campos.
Costumes: Boneco de Milho (Busque na internet “Confecção do boneco de milho de lughnasadh e você encontrará exemplos.)

Isto só é uma breve descrição do Sabath de Lughnasadh.
Bênçãos Plenas para Todos que vão celebrar este festival.
GCM - Grove Corvos de Morrighan

Nenhum comentário:

Postar um comentário